Fim do Windows XP! Alguém se lembrou das caixas multibanco?

atm_01

95% das caixas multibanco no mundo usam Windows XP

Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido. E as caixas multibanco, qual será o sistema operativo que substituirá o Windows XP?

Apesar dos sistemas com Windows XP não deixarem de funcionar, a verdade é que estes podem ser explorados e a correcção para tal vulnerabilidade pode tardar em ser desenvolvida. As caixas ATM – Automated Teller Machine (vulgo multibanco) começaram a ser implementadas há cerca de 40 anos em todo o mundo e na altura eram consideradas “tecnologia avançada”. Hoje em dia a rede de multibanco é uma das mais sofisticadas.

Portugal foi um dos últimos países da Europa ocidental a instalar este tipo de equipamentos. O funcionamento do Multibanco em Portugal teve apenas início em Setembro de 1985, com a instalação de apenas 12 terminais nas duas principais cidades do país (Lisboa e Porto). O sucesso deste serviço foi enorme, existindo hoje milhares dessas caixas por todo o país (mais de 13.000 terminais (ver aqui o número de terminais por distrito) — a maior densidade de caixas automáticas por habitante em toda a Europa).

Muitas destas caixas de multibanco têm como sistema operativo o “velhinho” Windows XP e, com a falta de suporte da Microsoft, enfrentam agora um problema que passará certamente para a migração para o Windows 7. De referir que algumas dessas caixas usam o Windows XP Embedded que terá suporte até 2016, segundo informações da Microsoft.

ATM_04

A menos de 3 meses do fim do suporte, não há ainda informações de que as máquinas de multibanco em Portugal estejam já a ser migradas para outro sistema operativo. De referir que a taxa de infecção de malware no Windows XP é seis vezes superior à estimada para o Windows 8. Entretanto a Microsoft já veio anunciar que ao nível empresarial, o suporte de assinatura para o antimalware  será garantido até 14 Julho de 2015 – Saber mais aqui (Não sabemos se este suporte estará também disponível para as máquina da rede ATM).

Caso não haja actualização do sistema, continuarão a confiar nas máquinas de multibanco a partir do dia 8 de Abril de 2014?

Fonte: pplware.

Anúncios

One Response to Fim do Windows XP! Alguém se lembrou das caixas multibanco?

  1. Anónimo says:

    Informação dada por alguém que nem sabe como um atm funciona… confio mais depressa num multibanco do que nesta notícia.
    Fique sabendo que ao dia de hoje ainda existem atms com Windows NT, Windows 2000 Professional, XP e muito mais que os 5% referidos de atms com Windows 7.
    Depois todo o suporte a nível de software é feito pela SIBS que se monitoriza exaustivamente e faz updates frequentes para minimizar vulnerabilidades e não só.
    Por isso podem continuar a confiar nos atms pois não é por usar o Windows XP que se tornarão menos seguros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: